terça-feira, 12 de março de 2013

Treinamento Funcional na Melhor Idade




Todos nós almejamos chegar a melhor idade com saúde, trabalhando e realizando toda e qualquer tarefa cotidiana.
Parece simples subir e descer uma escada ou andar em uma calçada olhando vitrines e lojas de um lado para o outro, mas para quem esta com a musculatura fraca ou simplesmente com o equilíbrio alterado essa pode ser uma tarefa quase impossível.
Nosso corpo começa a envelhecer aos 25 anos que é quando varias células param de ser produzidas dando inicio ao processo de envelhecimento. Mas com certeza esta não e a idade que mais nos preocupa, pois é o melhor momento do ponto de vista de maturação do corpo.
Iniciar um projeto de atividade física acima dos 60 anos é muito importante principalmente se isso não começou antes, processos de perda de massa muscular e óssea podem gerar diversos problemas e muitas dores. Impacto, fortalecimento muscular e desafios para o equilíbrio são os mais indicados para esta fase, porem, devem ser muito bem monitoradas por profissionais da Educação Física e em alguns casos por fisioterapeutas. 
Um trabalho personalizado voltado para as necessidades cotidianas de cada idoso pode ser realizada e trazer excelentes resultados. Em um Studio Funcional podemos trabalhar alguns gestos esportivos que se perderam com o tempo como o futebol, tênis ou basquete da juventude.
Gestos de um esporte que o corpo já foi acostumado são rapidamente assimilados facilitando o processo de retorno ao esporte.
Caso o corpo não tenha sido acostumado a nenhum esporte, o trabalho poderá ser diferente, fortalecimento, alongamento e treino de equilíbrio preparam o corpo para novos desafios e para um dia a dia mais saudável e o mais importante com menor risco de queda  e sem dores que muitas vezes nos dizemos acostumados.

Observe o que dizem pesquisadores sobre isso

Segundo dados científicos a participação em um programa de exercícios físicos na terceira idade leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crônica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante: reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à aposentadoria.
A qualidade de vida na terceira idade é aliada principal para ter longevidade e a prática de atividade física resgata características de saúde juvenil para população de idade avançada, isto tem um valor inestimável. Portanto todo idoso deve procurar um programa de atividade física de acordo com suas características e restrições.
Nunca é tarde para começar. 

Venha conhecer nossos planos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário