quinta-feira, 28 de março de 2013

Não perca o foco na Páscoa.



    Páscoa é sinônimo de chocolate, disso todo mundo já sabe, porém, podemos nos render a essa delicia sem prejudicar a dieta e o treino. Tudo sempre com moderação.
     No site webrun.com encontramos uma noticia que interessa a muitos. Segundo o nutricionista Danilo Balu, a regra para escolher o melhor chocolate para saúde é “quanto mais escuro e amargo, melhor”. Em relação à quantidade, o ideal seria consumo de até dois tabletes pequenos diários.
      Comer chocolate não é apenas gostoso, como também pode trazer benefícios para a saúde do coração, tais como reduzir levemente a pressão arterial, mostrou um estudo envolvendo mais de mil pessoas.
      O estudo, que combinou resultados de 42 estudos menores e foi publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica, descobriu ainda que os participantes tiveram pequenas melhoras no funcionamento dos vasos sanguíneos e queda nos níveis de insulina.
      Embora não esteja claro por que o chocolate teve esse efeito, acredita-se ser devido a componentes como os flavonoides, que também estão presentes em alimentos como nozes, soja, chá e vinho.
      Alguns estudos usaram bebidas à base de cacau, alguns utilizarem chocolate sólido e outros usaram suplementos de cacau. Eles também variaram no tempo em que as pessoas eram "tratadas", embora a maioria tenha durado menos de seis semanas.
     Para aqueles que não querem atrapalhar a dieta ou a rotina de treinos, o melhor horário recomendado para o consumo moderado de chocolate é até 1h30 após os treinos, para repor o açúcar gasto. “A pessoa tem menos glicemia e está com uma alta carga de glucagon, que é o hormônio liberado quando a gente tem pouco açúcar no sangue”, explica Balu.
     O chocolate é apresentado de diversas formas e sabores. Existem algumas diferenças entre os tipos principais.
  • ·         O chocolate amargo é feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas (100g = aprox. 519cal). 
  • ·         O chocolate ao leite leva na sua confecção leite ou leite em pó. As normas européias estabelecem um mínimo de 25% de cacau (100g = aprox. 529cal). 
  • ·         O chocolate branco é feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina (100g= aprox. 540cal).
       Nesta páscoa então, tome cuidado na escolha dos ovos de chocolate, na quantidade e horário de consumo do doce.
      Desta forma, podemos dizer que se consumido com moderação o chocolate é o mocinho da história. Uma quantidade moderada (30g) de chocolate amargo por dia pode trazer muitos benefícios, poucas calorias, além da ótima sensação de bem estar. Porém, se consumido de forma exagerada ele pode se tornar prejudicial devido ao excesso de gordura saturada, o que anularia os seus benefícios. Então, consuma com moderação.
     E antes da entrega dos chocolates nosso coelhinho deu uma passada no Studio Personal da Manoel dos Santos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário