quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atividade Aeróbica


Um treino aeróbico não precisa necessariamente ser realizado em cima de uma esteira, é possível torna-lo muito prazeroso e proveitoso, só depende do conhecimento e criatividade do profissional. Este tipo de atividade é muito importante para melhora das funções metabólicas e para a estética. Com a melhora na eficiência do bombeamento cardíaco a circulação torna-se melhor levando nutrição ao corpo todo, ocorre também uma melhora na pressão arterial mantendo-a em níveis satisfatórios, a circulação periférica torna-se mais eficaz eliminando possíveis acúmulos de gordura, as taxas de HDL (o bom colesterol) aumentam e as células adiposas diminuem gerando o emagrecimento. Perfeito, porém as atividades aeróbicas costumam ser monótonas e maçantes.
O treinamento intervalado alterna picos de esforço pesado com outros de intensidade mais leve. Adaptado para a ginástica de academia, o treinamento intervalado estimula a pessoa a não desistir de fazer esteira, por exemplo, e a cumprir a meia hora mínima de atividade aeróbica – o tempo necessário para que o exercício reverta em benefícios cardiovasculares e queime gordura.
Para um bom resultado em um treinamento aeróbico não basta sair correndo enlouquecida de um lado para o outro, até acelerar o coração é importante a orientação e o monitoramento de um bom profissional, pois para que haja a queima caloria é necessário trabalhar dentro de uma faixa de frequência cárdica, que varia conforme a idade e características da pessoa.
Pesquisas mostram que atividades como a musculação trás um beneficio além da melhora do trofismo muscular. Exercitar os grupos musculares corretos protege o coração e ajuda a emagrecer. Isso mesmo. Com o enrijecimento da musculatura das pernas, o retorno do sangue ao coração é mais eficiente. E até uma hora depois do treinamento com peso o organismo continua a queimar calorias. Esta é uma excelente noticia, mas os que detestam suar a camiseta em atividades aeróbicas não podem usar as descobertas da medicina do esporte como desculpa para abandonar o treinamento específico ele continua imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário